Intervenções

 

A nossa primeira intervenção...



     Na nossa primeira intervenção iremos realizar uma animação na Biblioteca Escolar do Centro Escolar da Coutada, em Ílhavo.


    Esta animação tem por base o livro “O Mar” de Luísa Ducla Soares que, constituído apenas por um poema, cujos versos vão ocorrendo paulatinamente ao longo das suas páginas, este livro é uma espécie de hino ao mar mostrando ao mesmo tempo o seu lado menos bom, a poluição.


    Assim, o eufórico e o disfórico coexiste neste texto pois se, na primeira estrofe, o mar é o espaço das embarcações ou dos peixes, na segunda, é o espaço dos esgotos, do lixo e até dos “cemitérios nucleares”.


    As ilustrações, simultaneamente leves e muito detalhadas, seguem, de modo fiel, a temática central do poema, estendem-se por páginas duplas e parecem orientar a disposição do próprio texto verbal.

      Na passada terça-feira, dia cinco de Abril, deslocámo-nos ao Centro Escolar da Coutada para realizarmos a nossa primeira intervenção junto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. 



      Assim, num primeiro momento, o grupo organizou o espaço da Biblioteca Escolar de forma a proporcionar às crianças algum conforto.


      Seguidamente, o grupo realizou a animação de leitura do livro "O Mar" de Luísa Ducla Soares e as actividades a ela inerentes, como podes ver nas fotos que de seguida te apresentamos.









       Após a realização das actividades relacionadas com a exploração do livro, todos os grupos de alunos aprenderam o nosso hino intitulado "Eu sou o Mar".

A nossa segunda intervenção... 

       Na nossa segunda intervenção iremos realizar uma sessão de animação da leitura na Biblioteca Escolar do Centro Escolar da Coutada, em Ílhavo.Esta animação tem por base o livro “O ratinho marinheiro” de Luísa Ducla Soares .
     
      Este livro é profusamente ilustrado, colocando em primeiro plano um pequeno animal antropomorfizado, que, embora seja terrestre, se sente irremediavelmente atraído pelo mar. A vida deste ratinho especial, que só tinha olhos para o vasto oceano, muda no dia em que encontra uma noz.
       Verdadeira peripécia, este achado motiva, ainda, o pequeno roedor a procurar os restantes elementos necessários à tão ambicionada viagem, fazendo, assim, o leitor assistir a uma transfiguração da realidade, pois o herói faz: da noz um barco, de palitos os remos, de uma folha uma vela e de uma rolha um banco.
       Depois de passar por muitos perigos, o ratinho decide descansar das atribulações marítimas e ergue a sua casinha numa bela praia deserta. Com um final feliz e cómico, este livro parece não só incitar à coragem e à prossecução dos sonhos, mas também ajudar a conviver com o medo.



      Na passada terça-feira, dia 26 de Abril, deslocámo-nos ao Centro Escolar da Coutada para realizarmos a nossa segunda intervenção junto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

     O grupo realizou a animação de leitura do livro "O Mar" de Luísa Ducla Soares e as actividades a ela inerentes, como podes ver nas fotos que de seguida te apresentamos.
















       Após a realização das actividades relacionadas com a exploração do livro, todos os grupos de alunos cantaram o nosso hino intitulado "Eu sou o Mar".