Os Animais Marinhos

Anémona-Cogumelo

    Esta anémona possui uma coluna curta que lhe dá a forma achada característica. A coroa, em forma de disco, possui numerosos tentáculos curtos, cuja função é capturar alimento. Depois da refeição retrai-se, ficando com a forma de um saco.

Golfinho
     
     O golfinho é um mamífero aquático altamente inteligente, a quem foi atribuído o salvamento de muitos naufragados no meio de destroços, sendo sempre foi tido como um dos melhores amigos do Homem.

São nadadores privilegiados, e, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades.
    
     Recentemente, tem havido preocupação sobre o ruído marinho provocado pelo Homem, tal como o sonar dos navios, que interfere com a capacidade das baleias e golfinhos em se alimentarem, orientarem e comunicarem.

Medusa-da-Lua

       A medusa-da-lua é um animal gelatinoso, cujo corpo é constituído por 90% de água. Embora tenha numerosos tentáculos, os quatro mais longos são os braços que rodeiam a boca.

    As contracções ritmadas da umbelula e o movimento dos tentáculos permitem-lhe capturar pequenos organismos do plâncton.

Morango-do-Mar

     Possui uma coroa com cerca de 200 tentáculos e uma coluna, cuja base adesiva, apresenta um bordo azul. É muito territorial, atacando com os seus tentáculos, cobertos de células urticantes, todos os intrusos que ousam aproximar-se.

Peixe Anjo-Real

   O peixe Anjo-Real possui um padrão hipnótico que permite identificá-lo facilmente, entre os habitantes do recife de coral.
Como todos as espécies conhecidas pertencentes a esta família, vivem num sistema de harém e são hermafroditas. Isto significa que estes peixes nascem fêmeas, mas com a possibilidade de, numa fase posterior, se transformarem em machos.

Peixe-Cirurgião


Sabias que os peixes desta família têm um "espinho" de cada lado no pedúnculo caudal, que se assemelham a ponta de um bisturi? Foi daí que surgiu o nome "peixe-cirurgião". Esse "bisturi" é usado em disputas de território e para auto defesa.

       Tubarão-Touro
    
    Ainda antes de nascerem, estes tubarões são sujeitos à selecção natural, na forma de canibalismo intra-uterino. Assim, embora sejam fecundados quase 50 óvulos ao mesmo tempo, apenas dois completam o seu desenvolvimento e acabam por nascer. Uma vez que é mais denso do que a água, o tubarão-touro tem de engolir ar à superfície para evitar afundar-se.


Bodião-Limpador
   
     O bodião-limpador pode ser encontrado em todos os habitats de recife de coral. Tal como o nome indica, este peixe limpa o corpo de outros peixes, removendo-lhes os parasitas de que se alimenta.


     Dragão Marinho

    
       Este exuberante peixe é um mestre da camuflagem, característica que lhe permite caçar por emboscada! Permanece quieto até que uma presa passe ao seu alcance e, de súbito, com um movimento rápido da cabeça suga-a da coluna de água. Estes animais de grande beleza são muito sensíveis e estão sujeitos à poluição e à captura excessiva.

     Estrela-do-Mar-de-Espinhos
   
       Com uma envergadura que pode atingir os 70 cm, esta é uma das maiores estrelas-do-mar existentes em águas europeias. Trata-se de um predador voraz, que se alimenta de mexilhões e ostras.